Como gerir um conflito com um superior hierárquico!

???? Conflitos no local de trabalho e com superiores hierárquicos, são muito comuns pela grande intensidade com que ocorrem e porque trabalhamos 7, 8, 9 horas diariamente, normalmente, com as mesmas pessoas.
Há emoções acrescidas pelo medo, pelo risco de despedimento, de não promoção ou progressão na carreira. E, talvez, até, mais comum, por colocarem facilmente em evidência uma valorização da qualidade do trabalho da pessoa.

❌ Se circular nos horários de almoço pelos restaurantes perto de centros empresariais, vai poder ouvir a detração que ocorre das figuras hierárquicas que, aparentemente, dificultam a vida aos demais.
Houve um período em que coloquei um grupo de formação a ouvir essas conversas, como exercício do que ocorre com as emoções quando perdem a fluidez e são retidas. Aumentam e são destiladas internamente.
A razão, normalmente, é por uma incapacidade ou desconhecimento, de como ser assertivo na comunicação com os demais.
Essa é uma das razões do curso Beyond Words.

Vou abordar este tema com o conceito provocador que aprendi com o Professor DeRose mas que é de extrema importância para a gestão de conflitos.
Todas as pessoas são irritantes, se permanecer tempo suficiente com determinada proximidade.
???? Desta provocação, há uma dedução óbvia, entre cada um nós e todos os outros seres do planeta, há uma distância e tempo de permanência ideais.

Esta perspectiva não é, normalmente, a visão nem a atitude que as pessoas têm nos relacionamentos. Talvez por isso, durante a pandemia, a % de divórcios subiu em flecha. Não se tratava de falta de amor mas de proximidade excessiva.

????‍♂️ Pessoas com quem temos mais afinidade, conseguimos (e queremos) ter mais proximidade e partilhar o nosso espaço vital (embora por período de tempo limitado). Pessoas com quem temos menos afinidade, precisamos de mais espaço.
Esse “espaço” pode ser dado e conquistado para dar oxigénio aos relacionamentos, especialmente em se tratando de um superior hierárquico.
Trata-se do conceito Cordialidade Distante.

???? Em realidade, qualquer pessoa que entre de novo na nossa vida, devia entrar no patamar de cordialidade distante, e qualquer pessoa que se mostre tóxica para a nossa personalidade (para outras pessoas será o melhor amigo) deve também ser colocada.

❓ O que é, então, a Cordialidade Distante?

Cordialidade vem de coração, e dá-nos o preceito de respeito, de civilidade que TODAS as pessoas merecem, até o chefe picuinhas que parece ter tirado o dia para chatear. É a diplomacia no seu mais alto grau.
A Cordialidade Distante, consiste em colocar distância nesse respeito com o objetivo de melhorar as emoções advindas do relacionamento.
Como dou essa distância?

✅ Consiste em ser extremamente educado, querido e carinhoso mas sem partilha de intimidades, e espaçando bastante as interações.
Se for feito de forma falsa, não funciona, é hipocrisia.
Releia este parágrafo. ????

Sem mais espaço de escrita, continuamos para a semana…

Comentários
Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Gostaria de receber contacto para aulas: