Como desenvolver uma boa Autoestima.

???? A autoestima é a condição mais importante na gestão de conflitos.
Como o fogo, a electricidade, a confiança e quase tudo, há um tempero perfeito para a autoestima. Normalmente, pela educação que recebemos e damos, enquanto sociedade, a tendência é ter menos do que seria desejável.
Há casos em que, no entanto, pode ser exagerada.

A falta e o excesso dela criam problemas semelhantes: dificuldades de relacionamento com os demais.

❓ Como desenvolve-la saudavelmente?

✅ A autoestima cultiva-se pela expansão da expressão da personalidade.
Expressão corporal, emocional, mental, de valores e de ideias.

Então fazer desporto, dançar, pintar, ler, estar com amigos, brincar com os anjos peludos, fazer aquilo que nos dá mais prazer, aumenta a autoestima?
Sim, se representar uma expansão para a personalidade em questão.

As pessoas são diferentes e são ativadas de forma distinta.
Se correr uma maratona e no final o meu corpo ficar “destruído”, representa uma retração, como quando estamos doentes, ou cansados, que tende a baixar a autoestima.
Porém a idea de terminar uma maratona pode ser uma grande conquista que contrabalança tudo isso e gera um orgulho saudável (orgulho é diferente de vaidade), que impactará notavelmente a autoestima.

???? A capacidade de desenvolver a autoestima depende do nível de responsabilidade que tenho nas minhas decisões, conscientes e inconscientes. Afinal são elas que permitem expressar-me, tornar-me único.

???? Essa perspectiva, referida pelo Professor DeRose nos seus livros, de sermos únicos extrinsecamente e iguais intrinsecamente, dá-nos a melhor abordagem para a gestão da personalidade e para um desenvolvimento da autoestima e de um ego saudável.

???? Há uma forma de gerar resultados muito rápidos e sustentáveis na autoestima!

Pense no treino de um atleta de alta competição e na dicotomia entre o estímulo do treino e o máximo descanso. É entre o estímulo máximo e a assimilação (descanso) máxima que o rendimento é maior. Note que muitas vezes o uso de doping não é sobre o treino e sim numa capacidade de assimilação mais rápida, aumentando assim a produtividade.
Ora, podemos fazer isso, estímulo e assimilação, ao nível emocional, físico e mental, aos valores pessoais e às ideias, simultânea e sinergicamente, criando um círculo virtuoso de manifestação exacerbada do indivíduo, em que cada um dos fatores impulsiona os demais.

Já reparou que quando algo corre bem, há um expansão, e isso tende a impulsionar outras coisas a correrem bem também?
E a contrária é verdadeira.
Imagine alguém que dormiu muito mal e ao ir para o trabalho já com algum cansaço pela noite mal dormida, deu um toque no carro da frente e entrou em discussão com o outro condutor. Como será o resto do dia de trabalho dessa pessoa?
A tendência é que seja pior do que seria sem aqueles acontecimentos.

???? Por isso é tão eficiente criar conscientemente um círculo de expansões para uma autoestima poderosa e saudável.

Para uma experiência prática de como criar um círculo virtuoso de expressão pessoal, comente este artigo.

Comentários