Como desenvolver uma boa Autoestima.

???? A autoestima é a condição mais importante na gestão de conflitos.
Como o fogo, a electricidade, a confiança e quase tudo, há um tempero perfeito para a autoestima. Normalmente, pela educação que recebemos e damos, enquanto sociedade, a tendência é ter menos do que seria desejável.
Há casos em que, no entanto, pode ser exagerada.

A falta e o excesso dela criam problemas semelhantes: dificuldades de relacionamento com os demais.

❓ Como desenvolve-la saudavelmente?

✅ A autoestima cultiva-se pela expansão da expressão da personalidade.
Expressão corporal, emocional, mental, de valores e de ideias.

Então fazer desporto, dançar, pintar, ler, estar com amigos, brincar com os anjos peludos, fazer aquilo que nos dá mais prazer, aumenta a autoestima?
Sim, se representar uma expansão para a personalidade em questão.

As pessoas são diferentes e são ativadas de forma distinta.
Se correr uma maratona e no final o meu corpo ficar “destruído”, representa uma retração, como quando estamos doentes, ou cansados, que tende a baixar a autoestima.
Porém a idea de terminar uma maratona pode ser uma grande conquista que contrabalança tudo isso e gera um orgulho saudável (orgulho é diferente de vaidade), que impactará notavelmente a autoestima.

???? A capacidade de desenvolver a autoestima depende do nível de responsabilidade que tenho nas minhas decisões, conscientes e inconscientes. Afinal são elas que permitem expressar-me, tornar-me único.

???? Essa perspectiva, referida pelo Professor DeRose nos seus livros, de sermos únicos extrinsecamente e iguais intrinsecamente, dá-nos a melhor abordagem para a gestão da personalidade e para um desenvolvimento da autoestima e de um ego saudável.

???? Há uma forma de gerar resultados muito rápidos e sustentáveis na autoestima!

Pense no treino de um atleta de alta competição e na dicotomia entre o estímulo do treino e o máximo descanso. É entre o estímulo máximo e a assimilação (descanso) máxima que o rendimento é maior. Note que muitas vezes o uso de doping não é sobre o treino e sim numa capacidade de assimilação mais rápida, aumentando assim a produtividade.
Ora, podemos fazer isso, estímulo e assimilação, ao nível emocional, físico e mental, aos valores pessoais e às ideias, simultânea e sinergicamente, criando um círculo virtuoso de manifestação exacerbada do indivíduo, em que cada um dos fatores impulsiona os demais.

Já reparou que quando algo corre bem, há um expansão, e isso tende a impulsionar outras coisas a correrem bem também?
E a contrária é verdadeira.
Imagine alguém que dormiu muito mal e ao ir para o trabalho já com algum cansaço pela noite mal dormida, deu um toque no carro da frente e entrou em discussão com o outro condutor. Como será o resto do dia de trabalho dessa pessoa?
A tendência é que seja pior do que seria sem aqueles acontecimentos.

???? Por isso é tão eficiente criar conscientemente um círculo de expansões para uma autoestima poderosa e saudável.

Para uma experiência prática de como criar um círculo virtuoso de expressão pessoal, comente este artigo.

Comentários
Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Gostaria de receber contacto para aulas: