Em qual hemisfério vive?

???? Veja a imagem deste artigo, diga as cores o mais rapidamente possível, sem ler as palavras.

A dificuldade que sentiu, deve-se em grande parte, a que o cérebro esquerdo, mais rápido, identifica a palavra escrita, mas é a parte direita que identifica a cor. A sensação é que temos de travar um lado, para que o outro se ative.

Obviamente, o funcionamento cerebral é sobejamente complexo e continua a ser estudado. Estes hemisférios não são estanques, eles comunicam entre si.

Existe em cada hemisfério, uma parte límbica e cortical e um corpo caloso que une os dois. O nosso cérebro funciona como um todo. Deve-se essa perspectiva ao trabalho de Ned Herrmann e o Whole Brain® Thinking Methodology.

São possíveis algumas observações com muita utilidade prática em termos de comunicação.

???? Atividades visuais, táteis e motoras do lado esquerdo do corpo são controladas predominantemente pelo hemisfério direito e vice-versa.

Funções complexas específicas manifestam-se dos dois lados, mas são controladas principalmente por um hemisfério (dominância cerebral).

O lado direito do cérebro está mais ligado à parte sensorial, predominantemente artística e emocional.

O lado esquerdo à parte mais analítica e lógica.

Se perguntar a uma esteticista, ela dir-lhe-á que a depilação no lado esquerdo, normalmente, dói mais. A justificação que provavelmente dará é porque está do lado do coração, porém, bem mais provável, é porque é controlado pelo lado do cérebro predominantemente ligado à sensibilidade e às emoções.

???? A ativação dos hemisférios cerebrais, é, no entanto, muito importante em linguagem corporal. Consoante há estímulos positivos ou negativos na área emocional e cognitiva, isso gera uma ação no lado do corpo correspondente.

Tendemos a achar que o nosso rosto está sempre igual, imutável, porém, ele reage de forma impressionante, dilatando ou retraindo, consoante cada área do cérebro é solicitada.

Se estou a passar por uma fase muito difícil ou muito boa, emocionalmente, haverá menos ou mais sangue a irrigar o lado esquerdo do corpo, isso é, hilariante para quem nunca observou, visível em fotografias de vários momentos emocionais da mesma pessoa.

Observe a expansão/retração do rosto, facilmente visível no tamanho dos olhos. Fotos com autorização da modelo.

???? É muito pertinente referir que a forma como estimulamos os vários quadrantes do nosso cérebro molda a nossa personalidade e a forma como os outros nos veem.

Obviamente, esses estímulos são aprendidos culturalmente, no meio em que nascemos e crescemos, e nos meios em que circulámos ao longo da história da nossa vida.

Por exemplo, as pessoas com maior estímulo da parte cortical esquerda, você conhece-as, são aquelas pessoas que se regem por percentagens, chegam  sempre a horas, são extremamente analíticas e veem, rapidamente, algo que esteja errado no ambiente, na empresa, no grupo. Um exemplo icónico é o Kevin do Shark Tank dos USA.

Para uns será mais frio e insensível, para outros muito lógico e consistente.

O que é interessante é que ao longo da nossa evolução, possamos desenvolver-nos e ativar todos os quadrantes cerebrais, consoante a necessidade do momento. Se estou em convívio com família ou a comunicar, será um, a gerir, será outro, a ser criativo outro, a analisar, outro.

Um exercício que me habituei a fazer por recomendação do meu Professor, DeRose, é usar a cada dia, uma mão diferente, para as tarefas como escovar os dentes, abrir portas, colocar as chaves na fechadura, etc. Assim aprendi a escrever com ambas as mãos e a tornar-me mais ambidestro.

Deixo-lhe o desafio.

Comentários
Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Gostaria de receber contacto para aulas: